terça-feira, 10 de maio de 2011

A pizza ( em napolitano é igual ao português)

Pizza é assunto sagrado e onipresente como o Vesúvio, aqui em Napoli.É uma das receitas mais simples do mundo : fermento,farinha ,sal,água e óleo.Por cima , um pouco de molho de tomate , mozzarella e umas folhinhas de manjericão.Tem pizzeria para todos os gostos e bolsos .
Pizza napolitana é fininha com a borda alta para proteger o molho .É feita em forno a lenha.
Tem poucas variações de cobertura.Vem em porções individuais de mais ou menos 30 cm de diâmetro.
A primeria vez que entrei em uma pizzeria ,aqui, levei o maior susto.Chegou aquele disco enorme...só pra mim...pensei que não daria conta.... rsrsrsr.Como é  fininha , a gente come  inteira e não precisa de susto não!!
A rainha é a margherita: tomate, mozzarella e manjericão.Trocadilho inconsciente porque foi criada para homenagear uma rainha,Margherita de Savóia, e as cores da bandeira italiana.
Os outros sabores tradicionais são marinara ( molho de tomate e orégano ), capricciosa ( molho de tomate,mozzarella,azeitonas verdes e pretas, cogumelos e alcachofra), quattro stagioni (tomate,mozzarella,presunto cozido,anchovas,cogumelos,alcaparras e alcachofra .os ingredientes são divididos em quatro partes como se fossem 4 pizzas em uma ),quattro formaggi .
Existem variações dessas receitas onde se acrescenta beringela grelhada ,presunto crú etc.
Uma variação da margherita ,que é deliciosa, é pomodori affettati onde o molho é substituido por filetes de tomate misturados à mozzarella.
A pizza frita é um capítulo a parte, a massa( a mesma da pizza de forno) é recheada com ricota,mozzarella ,molho de tomate e presunto cozido e deve chegar a mesa enorme, toda inchada de ar,e vai murchando devargarzinho enquanto é fatiada.
Pizzaria napolitana de verdade é antiga,decorada com muita simplicidade e muito kitsch,com um monte de coisas entulhadas e imagens de santos e do vulcão.Deve dar a sensação que estamos em uma época antiga, onde o tempo parou.
É comida popular , custa pouco e vale muito.Alimenta o corpo porque é nutritiva e equilibrada.Alimenta a alma porque é gostosa.
Se você gosta de gastar,encontrará uma pizzaria bem cara .Essas existem também.

A pizza e Carminiello si è grossa o e piccerella te fa penzà  ca a Napule è cchiù bella. Pirciò si ninno saie mo to diche io: "è arte". Comme è un gran pittore, comme è nu cantatore ca fa lartista quanne ò sape fà , pronta è sta pizza pe se fa gustà ... e fatte servì a me songhe tantanne ca giro ò munno e ancora aggia truvà  nu pizzaiuolo meglie e chistu ccà . Che cumandate, che vulite, e pronta profumo fino, sape e qualità : e quando al fine poi chiedete il conto site cuntente pure dò pavà . Na pummarola e terra paisana, magne staser e pò tuorn rimane. Comme se fa a dì no a sta bontà , a pizza e Carminiello è "Rarità ".

Não sei falar nem entender o dialeto napolitano mas ,depois de comer a pizza do DA CARMINIELLO, é bem fácil de entender o que está escrito nesse texto:pizza é uma arte que faz pensar que Napoli é mais bela.O texto acima é a publicidade da pizzaria.
Acho que é a pizza  melhor entre as melhores.O pizzaiolo é sósia do Al Pacino.
Da Carminiello -
Corso Secondigliano, 350, 80144 Napoli
Outras pizzarias boas são :
Da Giulliano 
Calata Trinità Maggiore 31 - Napoli 







Um comentário: